Muitas pessoas não consideram o fretado como um benefício e nem conseguem auxiliar os colaboradores neste ponto. Neste artigo vamos falar sobre como oferecer este benefício ao funcionário e como orientá-lo a encontrar o fretado ideal.
Como mencionado no título, fretado é benefício sim! Inclusive são diversas vantagens que o transporte fretado traz para o colaborador, como por exemplo: qualidade de vida, conforto, pontualidade, etc. Para ver com mais detalhes estes pontos e os benefícios que este meio de transporte também traz para a empresa
Existem duas maneiras básicas de se oferecer o fretamento. A primeira é quando a empresa é responsável pela contratação do transporte. A segunda é quando o funcionário contrata o fretado e a empresa contribui com o pagamento parcial ou integral da mensalidade do fretado. Vamos analisar cada um dos casos e como você, profissional de RH, pode auxiliar seus colaboradores.
Quando a empresa contrata o fretado
Existem diversas maneiras de contratar um transporte fretado. Tudo depende do objetivo da empresa. É possível desde alugar os veículos e gerir suas rotas como terceirizar todo o serviço e apenas acompanhar os funcionários que estão utilizando o benefício.
Vamos partir do princípio que toda a gestão é delegada a uma empresa terceira. Desta maneira, se a empresa tem foco em reduzir custos operacionais pode entregar toda a gestão do transporte de funcionários a empresa gestora. Se o foco for redução de custo ou até mesmo a viabilidade do transporte fretado para pequenas e médias empresas, a empresa gestora poderá oferecer o fretamento compartilhado.
Quando o funcionário contrata o fretado
Esta opção é válida quando a empresa não possui muitos funcionários. Por ser um tratamento mais individualizado, muitos RHs não sabem como proceder para ajudar estes colaboradores. Mesmo com a proposta de pagar parcial ou integralmente o transporte os responsáveis não sabem onde buscar informação.
O primeiro passo é auxiliar o funcionário a encontrar o melhor transporte fretado. Muitas vezes o colaborador recorre ao RH para encontrar indicar fretado.
Fonte: blog.fretadao